Bolo de mandioca

12/04/2016

 

Toda vez que chega mandioca orgânica da Carota aqui em casa, é certo que metade vai ser ralada para virar bolo ou bolinhos maravilhosos. No caso dos bolinhos, ainda dá para congelar e ir tirando quando a fome bate na correria do dia a dia. Com um bebê em casa, nem sempre dá tempo de cozinhar, e esse acaba sendo um lanche saudável e garantido.

 

A receita original (que você pode acessar neste link aqui: http://panelinha.ig.com.br/site_novo/receita/receita.php?id=300647 )  leva queijo meia cura, mas como sou intolerante a lactose troquei por mais mandioca e coco. Selo de garantia de comida gostosa!

 

 

 

Ingredientes

2 xícaras (chá) de mandioca sem casca ralada grosso;

2 ovos;

3/4 xícara (chá) de açúcar mascavo ou de coco;

1/4 xícara (chá) de óleo de coco;

2 xícaras (chá) de coco ralado seco.

 

Modo de Preparo

1. Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média).

2. Coloque a mandioca ralada em uma tigela e cubra com ½ xícara (chá) de água.

3. Unte 12 forminhas de muffins ou uma fôrma de bolo inglês.

4. Quebre um ovo por vez em uma tigelinha e transfira para um recipiente maior. Junte o açúcar e o óleo e, com um batedor de arame, bata até virar um creme liso.

5. Com as costas de uma colher, aperte a mandioca em uma peneira para retirar a água. Junte a mandioca na mistura de ovos e acrescente o coco. Misture, misture e misture.

6. Em colheradas, coloque a massa nas forminhas preparadas ou na fôrma de bolo inglês. Não aperte a massa nas forminhas. Se a massa começar a se separar na tigela, misture antes de transferir para as forminhas (dica da Rita Lobo!).

7. Leve ao forno preaquecido para assar por cerca de 30 minutos, até dourar. Retire do forno e deixe esfriar antes de desenformar.

 

Rebeca Borges é mãe do Ben, cliente Carota e cozinheira de panela cheia.

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