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Mitos e verdades sobre o ovo

16/05/2016

Quando falamos do ovo, alimento muito popular no cardápio do brasileiro, mitos teimam em aparecer aqui e ali.

O primeiro tópico que precisa ser esclarecido é a importância da gema. A clara é rica em proteínas? Sim. Contudo, além das proteínas, na gema podemos encontrar carotenoides, vitaminas (A, D e E) e excelentes ácidos graxos. Esses lipídios são fundamentais para: 

  • melhorar a composição da membrana das células (eliminação de mais radicais livres);

  • aumentar o rendimento do treino e  melhorar a recuperação muscular;

  • diminuir a retenção de líquidos;

  • melhorar a pele. 

 

 

Outro nutriente importantíssimo da gema do ovo é a colina, que auxilia na concentração e na memória.

 

"Ovo aumenta o colesterol", quem nunca ouviu isso por aí? A verdade é que o consumo do ovo inteiro (sem descartar a gema) é capaz de reduzir o LDL (o colesterol ruim). 

 

A versatilidade de preparo de um ovo é imensa: cozido, mexido, grelhado, poché - só não vale fritar, ok?

 

Que tal consumir a sua porção diária de ovo pela manhã? Ele funciona como uma ótima fonte de proteína e gordura (das boas, claro!). Para aqueles que querem ganhar massa magra, outro horário excelente para o consumo é após o treino, preferencialmente acompanhado de uma porção de carboidrato (por uma fruta, por exemplo). 

 

Para temperar os ovos, utilize temperos naturais  como orégano, manjericão, salsinha e cebolinha. Não abuse do sal e, sempre que possível, utilize o rosa do Himalaia. Para dar aquela variada no cardápio, adicione um pouquinho de açafrão-da-terra (cúrcuma): tempero fonte de curcuminóides, excelente anti-inflamatório e antioxidante.

 

Andressa Gomes Pinto é nutricionista (CRN1 9788), parceira da Carota e organic lover de carteirinha.

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FIQUE DE OLHO

Eu descobri que luxo, aquilo que o Aurélio diz ser opulência, pode ser simples, como andar a pé.

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