Oficina de Levain com Cia dos Fermentados

29/09/2016

Um verdadeiro pão leva apenas água, farinha, sal e fermento natural. Ele pode contar com muitos aditivos, porém todos eles naturais (chia, quinoa, linhaça, gergelim, sementes de girassol, etc). O glúten vem sendo demonizado nos últimos anos e não vemos ninguém reclamando dos "melhoradores" e outros químicos da grande indústria alimentícia que vem sendo paulatinamente adicionados ao longo dos anos para suprir a carência de fibras, nutrientes e vitaminas que o processo de moagem industrial causa - e encontramos grande parte deles nos pães que são vendidos nos supermercados.
Um pão produzido a partir da fermentação natural desenvolve, além de seu sabor único, ácido lático e acético que estimulam a salivação e consequente produção de amilase, enzima que quebra as cadeias de amido. O baixo pH também aumenta a validade do pão, o que torna desnecessário a adição de conservantes. A própria fermentação natural já quebra parte do amido, tornando o pão muito mais nutritivo e de fácil digestão.

 

 


 

COMO SERÁ A OFICINA

 

A Companhia dos Fermentados fará uma fala sobre a história e importância da técnica de fermentação, do fermento natural e como produzir o levain a partir do zero (e de diversas maneiras). Iremos também discutir os aspectos nutricionais do pão, falaremos sobre as farinhas brancas e integrais e tipos de assamento.
Cada participante irá produzir o seu levain, sovar uma massa que levará para casa para ser assado. Todos irão produzir um pão diferente do outro, pode ser de grãos, legumes ou simples.
 

Cada participante deverá levar para casa o levain que for produzido e uma massa para ser assada. 

 

Data: 29 de outubro (sábado) das 8 às 12h - 4 horas de duração. 

 

Local: Objeto Casa (302/303 Sul)

 

Investimento: R$ 250 - via depósito bancário ou cheque (que pode ser pré-datado até 1/11). 

 

Atenção: Se desejar também fazer a Oficina de Conservas Láticas, o valor de cada módulo ficará R$ 230 (podendo ser parcelado em 2x no cheque = entrada + 30 dias). 

 

Inscrições: contato@carota.com.br

 

Mais informações nos telefones 61 3547-9273 e 99273-9002. 

 

Sobre a Cia dos Fermentados

 

A Companhia dos Fermentados é uma iniciativa engajada com a alimentação natural, que oferece saúde e prazer, tendo como base o resgate de técnicas transformação e conservação que acompanham milenarmente a humanidade.
Hoje, o uso intensivo da fermentação é uma forma de ativismo político, que se opõe à normatização pasteurizadora que se tornou costume e regra, preconizando a adição sistemática de conservantes químicos a cada item de consumo. A industrialização em massa da alimentação não apenas aliena, como também infantiliza, porque nos entrega produtos sempre conhecidos, sempre óbvios e é desastrosa para a qualidade de vida da população mundial, que se encontra vê cada vez mais homogeneizada, 
abandonando a riqueza de variados patrimônios culturais, lidando com menos e mais pobres opções de produtos, em detrimento de variadas técnicas, culturas e costumes.
A Companhia não quer ser apenas uma marca bonitinha com palavras estimulantes. Trabalhar constantemente com a ajuda de outros seres vivos nos faz lembrar constantemente que estamos ligados com todo o mundo, e que a vida na terra está ligada por uma cadeia de relações intrincadas que são frágeis, e que não estão sendo, em grande parte das vezes, respeitadas. Trazemos aqui produtos locais, produzidos artesanalmente, mesclando tradição e ciência.

Please reload

FIQUE DE OLHO

COVID-19: ATIVIDADES SUSPENSAS

1/10
Please reload

POSTS RECENTES
Please reload

TAGS